Parceiros Acesso restrito    Fone: +55 51 333 19 555

GRADUAÇÃO • TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR

A Fasaúde por intermédio do Curso Tecnológico em Gestão da Saúde propõe um ensino diferenciado. Ao concluir cada Componente Curricular da proposta, cada acadêmico deve ter a certeza de que a construção de suas competências é resultado de sua efetiva e motivada participação nos debates e nos trabalhos propostos, na construção de conceitos e de procedimentos alternativos, sabendo aplicar seus entendimentos em seu cotidiano, como forma de garantia de melhores resultados profissionais e pessoais, agregando valor às suas ações, com responsabilidade e ética.

VESTIBULAR 2017 - SAIBA MAIS

CERTIFICAÇÕES ANTECIPADAS

A Estrutura Curricular e a seleção de componentes Curriculares são desenvolvidas e avaliadas de tal forma que, a partir do segundo semestre são concedidas certificações parciais em:

  • Assistente Administrativo de Serviços Hospitalares (2º semestre),
  • Supervisor de Controladoria Hospitalar (3º semestre),
  • Supervisor de Hospedagem e Orientação Hospitalar (4º semestre),
  • Assessor em Marketing e Estratégia Hospitalar (5º semestre),
  • DIPLOMA de Tecnólogo em Gestão Hospitalar (6º semestre)

Por ter sido contempladas com saberes e práticas relacionados às áreas de atuação e às atribuições do Tecnólogo em Gestão Hospitalar, para atuarem tanto na esfera pública, quanto na privada em hospitais, clínicas e organizações afins, no desempenho de funções expressas na certificação, bem como em outras similares apenas denominadas diferentemente. Estas certificações poderão contribuir para a ascensão profissional do acadêmico integrante do corpo de colaboradores de empresas e instituições da área da saúde, ainda enquanto estudante.

Também é preciso considerar: o Hospital é a mais complexa organização humana já concebida e um dos tipos de organização de mais rápido crescimento nos países desenvolvidos nos últimos cinquenta anos, segundo Peter Drucker, pai da Administração. Neles estão reunidos vários serviços e profissionais simultaneamente: hospital é, ao mesmo tempo, hotel, lavanderia, serviços médicos tais como clínicas e laboratórios, limpeza, vigilância, tecnologia da informação, restaurante, estacionamento, recursos humanos, auditoria e relacionamento com o consumidor. Nesse contexto, dada a sua complexidade, é natural que todo esse organismo seja cada vez mais regido por leis, normas, regulamentações e portarias, vindas de diversos órgãos e instituições.

O egresso do nosso curso de Gestão Hospitalar, em 3 (três) anos, estará apto a administrar não somente os desafios dessa complexa organização que é o hospital, mas também as áreas administrativas de quaisquer outras empresas, e, em especial outras empresas da área da saúde, como farmácias, clínicas odontológicas, de fisioterapia, de radiologia, de fonoaudiologia, laboratórios de análises clínicas, entre outros.

CORPO DOCENTE

Conta com um corpo docente altamente qualificado, mestres e doutores com prática docente e principalmente com vida profissional relacionada aos componentes curriculares que ministram o que vão proporcionar ao acadêmico uma maior proximidade com a realidade da estrutura e funcionamento das estruturas da saúde onde ele vai atuar quando formado e, desta forma, cultivando os requisitos e referenciais para garantia de inovações e melhorias da qualidade da saúde.

HISTÓRICO DA FACULDADE

MATRIZ CURRICULAR E QUADRO DE DOCENTES

PRINCÍPIOS ORIENTADORES

  • Missão: Contribuir para a formação de profissionais imbuídos da responsabilidade de formular e programar estratégias que assegurem a eficiência, a eficácia e a competitividade das organizações hospitalares e similares, tanto do setor público quanto a vinculados à iniciativa privada.
  • Visão: Ser reconhecido como integrante do portfólio de uma seleta Instituição educacional, focada na formação de profissionais diferenciados, vinculados tanto do setor público quanto à iniciativa privada, profissionais éticos, humanistas, resolutivos e prontos para os desafios da melhoria qualitativa das condições de saúde e afins, capazes de enfrentar, como lideranças institucionais, as questões da área da saúde, de modo interdisciplinar.
  • Praticar Valores que dão suporte ao desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais que pautam as propostas e os processos na Fasaúde: Pluralismo, Excelência, Ética, Compromisso Social e Humanismo.

META DO CURSO

Habilitar, em nível de graduação tecnológica, profissionais para:

  • o gerenciamento de serviços de saúde, oportunizando lhes o desenvolvimento de competências, fundamentadas em sólidos conceitos, diversidades de técnicas e correspondente instrumental para a gestão;
  • identificação e análise do desempenho dos serviços de saúde, fundamentando cada processo de tomada de decisão em alternativas para a inovação e a melhoria dos resultados desejados no âmbito interno à organização, com impactos positivos nos cenários externos;
  • analisar de forma crítica o desenvolvimento e as formas de expressão dos conhecimentos e saberes na sociedade globalizada, o papel do homem nas organizações, na estrutura social atual, e propor e desenvolver ações voltadas à redução das vulnerabilidades administrativas, sociais e éticas, visando o atingimento de resultados eficazes na gestão da saúde.

    O Tecnólogo em Gestão Hospitalar, da Faculdade de Tecnologia em Saúde – Fasaúde, mantida pelo IAHCS, estará apto a planejar, coordenar, controlar e avaliar as funções inerentes ao seu escopo de atuação, nas diversas áreas de gestão da Saúde, tanto públicas quanto privadas.

    ÁREAS DE ATUAÇÃO

    Sumariamente, os acadêmicos já certificados em Gestão Hospitalar e futuros gestores, poderão atuar em variadas áreas do mercado de trabalho junto a:

    • estruturas administrativas de organizações privadas: Hospitais, Centros Médicos, Clínicas, Ambulatórios, dentre outras;
    • estruturas administrativas de organizações públicas: Hospitais, Postos de Saúde, dentre outras;
    • Repartições Públicas destinadas à normatização, orientação e assistência à saúde pública: INSS, Fundação Nacional da Saúde, em âmbito estaduais e municipais;
    • Empresas Privadas: SPAS; de Home Care; indústria; comércio; de lazer; de terceirização de serviços de saúde, como laboratórios, de higienização, lavanderias, etc.
    • Instituições do Terceiro Setor: ONGs e OSCIPs;
    • Consultorias e assessorias;
    • Outras áreas no campo da saúde: Gestão de materiais; Custos hospitalares; Serviços hospitalares e intermediários; Documentação hospitalar; Qualidade em serviços hospitalares; Recursos Humanos; Sistemas de Informações; Serviços de atendimento ao paciente; Legislação das áreas de saúde, entre outras.

    VAGAS SEMESTRAIS

    São disponibilizadas semestralmente 50 vagas, no turno matutino e 50 vagas, no turno noturno.

    HORÁRIOS DAS AULAS

    • Manhã = 8h às 12h
    • Noite = 19h às 23h

    MATRIZ CURRICULAR

    O detalhamento da Matriz Curricular integra o Guia Acadêmico do estudante da Faculdade, disponibilizado quando da matrícula no Curso.

    PROCESSO SELETIVO

    Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2017/1.
    INSCREVA-SE AGORA

Última edição da página: 08/05/2017 18:35:00