Parceiros Acesso restrito    Fone: +55 51 333 19 555

Você sabia que a FASAÚDE é faculdade do IAHCS?

Entenda porque a Fasaúde carrega em seu DNA 40 anos de história

 

Histórico

A FASAÚDE é a Faculdade do IAHCS que carrega em seu DNA uma longa história de 40 anos formando especialistas em saúde.

O Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde – IAHCS é uma instituição de utilidade pública municipal, estadual e federal, fundada em 12 de março de 1981, e dedicada ao ensino, pesquisa e assessoria nas áreas de gestão em saúde e suas interfaces institucionais, acadêmicas e laborais.

Inicialmente constituiu-se no antigo Departamento de Cursos da Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul, razão pela qual a atuação do IAHCS remonta ao ano de 1975, sendo que em 2015 o IAHCS completa 40 anos de história.

Historicamente, foi responsável pela realização de cursos de pós-graduação lato sensu em Administração Hospitalar e em Administração de Enfermagem, em convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), até o ano de 2002, quando passou a oferecer diretamente os cursos após autorização do MEC.

Há 20 anos, convidado pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), sediada em Washington D.C./USA, o IAHCS adaptou o instrumento de ACREDITAÇÃO HOSPITALAR da OPAS à realidade do Rio Grande do Sul tendo sido envolvido no processo 55 organizações hospitalares correspondendo a 13% (treze por cento) do universo então pesquisado.

O trabalho resultante deu origem à publicação Acreditação Hospitalar – Proteção dos Usuários dos Profissionais e das Instituições de Saúde editada pelo IAHCS em 1997 e prefaciada pelo Excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde, à época, Dr. Carlos César Albuquerque.

Em maio de 1998, foi agraciado com o Diploma do Sistema de Avaliação do PGQP (Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade), merecendo distinção com mérito.

Em 1998 desenvolveu, para o Governo do Estado, os ciclos de avaliação e certificação da qualidade assistencial, através do Programa Estadual de Acreditação Hospitalar.

A partir de 2002, como mantenedor da Escola Superior de Gestão e Ciências da Saúde, credenciada junto ao Ministério da Educação através da Portaria nº 2809 - o IAHCS diversificou seu catálogo de cursos com inserções nas áreas de auditoria, gestão, farmácia e medicina, primando pela oferta de programas de reconhecida qualidade, sempre sob demanda do exigente mercado do Setor Saúde.

Em 2010 o IAHCS solicitou o credenciamento de sua mantida, Faculdade de Tecnologia em Saúde - FASAÚDE, juntamente com a autorização para o funcionamento do Curso de Graduação em Gestão Hospitalar – tecnológico, sendo credenciada pelo MEC como IES – Instituição de Ensino Superior, conforme o Parecer nº 497, de 12 de junho de 2013.

Através de 40 anos de oferta ininterrupta de cursos de pós-graduação, o IAHCS, agora através da FASAÚDE, orgulha-se de ter colaborado para a formação e inserção, no mercado de trabalho, de quase 10 mil profissionais da área da Saúde em vários estados brasileiros.

Os principais diferenciais da FASAÚDE (IAHCS) são:

  • A estreita vinculação com hospitais, clínicas, laboratórios e demais organizações do Setor Saúde;
  • Corpo docente altamente qualificado e reconhecidamente atuante no mercado de saúde; e
  • Capacidade para transformar necessidades em competências profissionais.

Na 9ª Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação ocorrida no último 29 de junho, a Fasaúde foi eleita como uma das 13 entidades da sociedade civil organizada e da comunidade científica para integrar o CMCTI, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Criado em 1996, o Conselho é um órgão de participação direta na administração pública, sendo responsável por, entre outros, formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de desenvolvimento técnico-científico e de inovação, seja a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados, sempre preservando o interesse público. Também é incumbência do Conselho promover a geração, difusão e democratização do conhecimento, das informações e novas técnicas, e incentivar a introdução e adaptação, à realidade local, de técnicas já existentes.

Em 2016, a Fasaúde e o Sistema Fehosul (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS) firmaram acordo para desenvolver atividades no âmbito da educação, aprendizado e pesquisas. “Um amplo leque de benefícios aos alunos e às empresas que fazem parte do Sistema Fehosul serão intensificados. Especificamente para o curso de graduação em Gestão Hospitalar, a Fehosul tem o interesse em aumentar significativamente o número de profissionais formados com conhecimento de gestão para atuar nos hospitais, clínicas, laboratórios e demais prestadores, uma demanda de todo o Estado. Por esse motivo, ampliamos o desconto a todos os interessados”, destacou Rita Carnevale, coordenadora do curso.


Chancela Fehosul

Todos os cursos da Fasaúde/IAHCS passam a ter ‘chancela’ da entidade que representa os hospitais, clínicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde, conforme explica Rita. “As duas instituições começarão a operar sob um novo e inovador modelo de interação entre a área acadêmica e o mercado”.

“Os filiados do Sistema Fehosul terão acesso à melhor estrutura de aprendizagem, e a oferta de cursos de graduação, pós, extensão e eventos temáticos de acordo com suas demandas”, destacou Shirlei Gazave, Gerente de Relacionamento com o Mercado da Fehosul. Toda a infraestrutura da Fasaúde estará à disposição da Fehosul e seus Sindicatos Filiados, como salas e biblioteca. “Grupos de Especialidades como nefrologia, análises clínicas, oncologia, fisioterapia, assim com os Fóruns, dos Hospitais, o Jurídico, de RH terão à disposição todo o apoio técnico necessário da instituição de ensino superior para desenvolver pesquisa e estudos de mercado”, completa Shirlei Gazave.

“Os alunos terão também maior interação com as lideranças do setor e acesso às discussões relevantes que envolvem os estabelecimentos de saúde, gerando um aprendizado ‘imersivo’ na realidade do mercado”, comemora Carnevale. Estão previstas ainda facilidades para inserção dos alunos nas empresas que fazem partem do Sistema Fehosul, com orientação e encaminhamento para vagas de estágio.

O Sistema Fehosul (formado por 11 sindicatos patronais no RS) faz parte da Confederação Nacional de Saúde (CNS), sediada em Brasília.