Publicada em 29/07/2019

"É preciso distinguir Inovação de Tecnologia", destaca o Líder do novo projeto BioHub da PUCRS

Carlos Klein será um dos palestrantes do evento da Fehosul, que ocorre dia 02 de agosto.

 

A terceira edição de 2019 do Seminários de Gestão, terá como tema Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva. O evento ocorrerá no Hotel Plaza São Rafael, no dia 02 de agosto. O evento Seminários de Gestão é promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (Fehosul), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande so Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa).

 

As inscrições podem ser realizadas através deste link. Para a inscrição de grupos, com pacotes promocionais, envie um e-mail para administrativo@fehosul.org.br.

 

O patrocínio desta edição é do Banrisul; dos laboratórios farmacêuticos AstraZeneca, Astellas, Bristol-Myers Squibb e MSD; e da Unimed Porto Alegre. A certificação será concedida pela Faculdade FaSaúde/IAHCS, e os apoiadores são IAHCS Acreditação, CBEXs e Porto Setor Saúde - veículo de comunicação oficial do evento.

 

O evento terá como uma atrações o Sócio da Ventiur Aceleradora de Startups, Carlos Klein, que desde fevereiro lidera o projeto do BioHub da PUCRS (que visa aproximar startups da área da saúde), com o painel Geração de Negócios na Área da Saúde: BioHub PUCRS. O BioHub é um projeto que reúne o Tecnopuc, o InsCer/RS, o Hospital São Lucas (HSL) e as Escolas da Universidade. Este será o primeiro evento em que detalhes da iniciativa serão apresentados, em primeira mão. O palestrante concedeu entrevista ao Portal Setor Saúde e destacou alguns pontos da sua palestra.

 

Klein afirma que o tema desta edição é relevante e oportuno, e que a saúde passa por um momento muito desafiador. "Na atual conjuntura, saúde passa por um momento muito desafiador. Por um lado, os custos crescendo, motivados por quatro fatores: (1) uma maior longevidade da população; (2) insumos mais caros; (3) novas tecnologias que precisam ser incorporadas; e, (4) busca por mais qualidade. De outro lado, uma economia estagnada, que não cresce, onde a riqueza não aumenta, ao contrário, diminui, e os pagadores têm cada vez menos recursos para pagar pela saúde", destaca.

 

O palestrante aponta que, para enfrentar os desafios impostos ao setor, "é fundamental construir uma Cultura de Inovação", nas organizações.

"Infelizmente, na saúde, existe uma cultura de que inovar é adquirir novas tecnologias. E isto tem contribuído muito para o aumento dos custos. É preciso distinguir Inovação de Tecnologia. Inovar não é só comprar equipamentos novos. Inovar é propor soluções que impactem positivamente o resultado da organização, seja reduzindo custos ou gerando novas receitas", ressalta.

 

Klein explica o enfoque que será em sua apresentação. "Vou abordar a questão da importância dos Ecossistemas de Inovação Aberta, do compartilhamento do risco de inovar e da mentalidade de inovação inspirada nas Startups que deve ser adotada pela saúde para enfrentar o desafio do momento atual, salienta.