O IAHCS é uma instituição de utilidade pública municipal, estadual e federal, fundada em 12 de março de 1981, e dedicada ao ensino, pesquisa e assessoria nas áreas de gestão em saúde e suas interfaces institucionais, acadêmicas e laborais.
Inicialmente constitui-se no antigo Departamento de Cursos da Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul, razão pela qual a atuação do IAHCS remonta ao ano de 1975, sendo que em 2022 o IAHCS completou 47 anos de história.
Historicamente, foi responsável pela realização de cursos de pós-graducação lato sensu em Administração Hospitalar e em Administração de Enfermagem, em convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), até o ano de 2002, quando passou a oferecer diretamente os cursos após autorização do MEC.
O grupo IAHCS atua na Gestão Hospitalar desde 1997, possuindo grande expertise em operação hospitalar, na qual realiza a gestão integral dos serviços de saúde, clínicos e não clínicos, com avaliação, planejamento, projeto, gestão e operacionalização de empreendimentos públicos e privados.
O IAHCS desenvolve com a Administração Pública uma colaboração transparente e comprometida com valores de humanização e excelência no atendimento à população.
Há 29 anos (2003), convidado pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), sediada em Washington D.C./USA, o IAHCS adaptou o instrumento de ACREDITAÇÃO HOSPITALAR da OPAS à realidade do Rio Grande do Sul tendo sido envolvido no processo 55 organizações hospitalares correspondendo a 13% (treze por cento) do universo então pesquisado.
O resultado do trabalho deu origem à publicação Acreditação Hospitalar - Proteção dos Usuários dos Profissionais e das Instituições de Saúde editada pelo IAHCS em 1997 e prefaciada pelo Excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde, à época, Dr. Carlos César Albuquerque.
Em maio de 1998, foi agraciado com o Diploma do Sistema de Avaliação do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), merecendo distinção com mérito.