Publicada em 22/07/2019

Como as tecnologias, os dados genômicos e a medicina de precisão estão moldando a prática clínica

Dirce Carraro é uma das destaques do evento que a Fehosul realizará no dia 02 de agosto, em Porto Alegre.

 

A terceira edição de 2019 do Seminários de Gestão, terá como tema Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva. O evento ocorrerá no Hotel Plaza São Rafael, no dia 02 de agosto. O evento Seminários de Gestão é promovido pela Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (Fehosul), em parceria com a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) e o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa).

 

As inscrições (com desconto até 24/07) podem ser realizadas através deste link. Para a inscrição de grupos, com pacotes promocionais, envie um e-mail para administrativo@fehosul.org.br

 

O patrocínio desta edição é do Banrisul; dos laboratórios farmacêuticos AstraZeneca, Astellas, Bristol-Myers Squibb e MSD; e da Unimed Porto Alegre. A certificação será concedida pela Faculdade FaSaúde/IAHCS, e os apoiadores são IAHCS Acreditação, CBEXs e Portal Setor Saúde - veículo de comunicação oficial do evento.

 

A líder do Laboratório de Biologia Molecular e Genômica do hospital A.C.Camargo Cancer Center, de São Paulo, Dirce Carraro, será uma das atrações do evento. No Seminários de Gestão, Carraro abordará a medicina de precisão e terapias genéticas. O portal Setor Saúde entrevistou a palestrante, que abordou as mudanças na medicina acarretadas pela Genômica, ramo da bioquímica que estuda o genoma completo de um organismo, podendo determinar o sequenciamento do DNA.

 

“A medicina, tanto na prevenção quanto no diagnóstico e tratamento, tem passado por enormes mudanças principalmente pela introdução de novas tecnologias. Consequentemente, essa mudança traz implicações importantes na boa gestão da saúde tanto no escopo público como privado”, destaca. Carraro salientou a importância da genômica, uma de suas áreas de pesquisa. “A aplicação de dados genômicos na prática clínica já é uma realidade, e há a expectativa de que sua aplicação leve a uma decisão clínica precisa, tanto no diagnóstico como no tratamento, auxiliando a escolha do medicamento, a determinação da dose e o momento adequado de administrá-lo. Essa prática tem sido chamada de medicina de precisão”, explica.

 

08_02_Inovacao_Gestao_Disruptiva_Artes_Bristol_Cbexs_Dirce_CV_SS

 

A palestrante ressalta o momento atual da medicina de precisão, e projeta que o modelo apresentará avanços no futuro. “Ainda estamos no início desse conhecimento, que está em constante evolução, mas parte dessa expectativa já é uma realidade - na área oncológica, por exemplo, mesmo que ainda em cenários bastante restritos. Assim, na minha palestra abordarei alguns aspectos da medicina ou, mais exatamente, da oncologia de precisão na prática clínica atual”, finaliza.

 

A palestrante ressaltou a importância do Seminários de Gestão. “Esse tipo de evento é muito enriquecedor, pois possibilita a interação de profissionais com competências em diferentes áreas ajudando a resolver essa complexa equação”, afirma.