O Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) é uma instituição de utilidade pública municipal, estadual e federal, fundada em 12 de março de 1981, e dedicada ao ensino, pesquisa e assessoria nas áreas de gestão em saúde e suas interfaces institucionais, acadêmicas e laborais.
A FaSaúde é a Faculdade do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) que carrega em seu DNA uma longa história formando especialistas em saúde.
O IAHCS é uma instituição de utilidade pública municipal, estadual e federal, fundada em 12 de março de 1981, e dedicada ao ensino, pesquisa e assessoria nas áreas de gestão em saúde e suas interfaces institucionais, acadêmicas e laborais.
Inicialmente constitiu-se no antigo Departamento de Cursos da Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul, razão pela qual a atuação do IAHCS remonta ao ano de 1975, sendo que em 2015 o IAHCS completou 40 anos de história.
Historicamente, foi responsável pela realização de cursos de pós-graducação lato sensu em Administração Hospitalar e em Administração de Enfermagem, em convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), até o ano de 2002, quando passou a oferecer diretamente os cursos após autorização do MEC.
Há 20 anos, convidado pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), sediada em Washington D.C./USA, o IAHCS adaptou o instrumento de ACREDITAÇÃO HOSPITALAR da OPAS à realidade do Rio Grande do Sul tendo sido envolvido no processo 55 organizações hospitalares correspondendo a 13% (treze por cento) do universo então pesquisado.
O resultado do trabalho deu origem à publicação Acreditação Hospitalar - Proteção dos Usuários dos Profissionais e das Instituições de Saúde editada pelo IAHCS em 1997 e prefaciada pelo Excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde, à época, Dr. Carlos César Albuquerque.
Em maio de 1998, foi agraciado com o Diploma do Sistema de Avaliação do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), merecendo distinção com mérito.
Na 9ª Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação ocorrida no último 29 de junho, a FaSaúde foi eleita como uma das 13 entidades da sociedade civil organizada e da comunidade científica para integrar o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI).
Criado em 1996, o Conselho é um órgão de participação direta na administração pública, sendo responsável por, entre outros, formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas públicas de desenvolvimento técnico-científico e de inovação, seja a partir de iniciativas governamentais ou em parceria com agentes privados, sempre preservando o interesse público. Também é incumbência do Conselho promover a geração, difusão e democratização do conhecimento, das informações e novas técnicas, e incentivar a introdução e adaptação, à realidade local, de técnicas já existentes.
Em 2016, a FaSaúde e o Sistema Fehosul (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS) firmaram acordo para desenvolver atividades no âmbito da educação, aprendizado e pesquisas. “Um amplo leque de benefícios aos alunos e às empresas que fazem parte do Sistema Fehosul serão intensificados. Especificamente para o curso de graduação em Gestão Hospitalar, a Fehosul tem o interesse em aumentar significativamente o número de profissionais formados com conhecimento de gestão para atuar nos hospitais, clínicas, laboratórios e demais prestadores, uma demanda de todo o Estado. Por esse motivo, ampliamos o desconto a todos os interessados”, destacou Andre Allgayer, Diretor da Faculdade.